Projeto de Sustentabilidade em comunidades tradicionais de Teresina
Os povos das comunidades tradicionais de terreiro da capital piuiense contam o projeto de sustentabilidade que busca disseminar os princípios da Economia Solidária e Criativa em seus espaços. Com foco na sustentabilidade, o projeto será apoiado pela Prefeitura de Teresina em parceria com a Fundação Banco do Brasil. No total serão atendidos 20 terreiros, envolvendo cerca de 200 integrantes. O intuito é criar oportunidade de geração de trabalho e renda para essas pessoas através da produção de vestuário e bordados.
Para melhor alcançar os objetivos, o projeto conta com consultorias, visando o desenvolvimento de novos produtos e a gestão de empreendimentos solidários, fomentando o empreendedorismo e proporcionando ao mercado uma nova alternativa de consumo, com produtos contendo a identidade afro-religiosa e contribuindo para a sustentabilidade destas comunidades. Os terreiros contemplados contam com um ateliê com máquinas, mesa de costura e materiais necessários para a produção. Alguns casa ainda encontram-se no processo de adequação do espaço para receber de fato a arsenal do projeto.
O projeto Sustentabilidade de Povos de Comunidades Tradicionais de Terreiros de Teresina atende à necessidade de uma intervenção integradora e de caráter multissetorial, promovendo a geração de trabalho e renda e incentivando o desenvolvimento da economia criativa baseada na pluralidade da cultural brasileira e o fortalecimento do protagonismo das comunidades de terreiro, além do combate à discriminação baseada em diferenças culturais de crença e etnia.
![]() |
Acervo pessoal/membro das comunidades de terreiro no curso de capacitação |
![]() |
Aula inaugural do projeto de sustentabilidade das comunidades tradicionais de terreiro/ Acervo pessoal |
Comentários
Postar um comentário